22 agosto 2011

Pintura em cerâmica com giz de cera



Essa técnica é praticamente uma brincadeira de criança. Super simples de fazer e o resultado é surpreendente. Um jeito interessante de decorar ou recuperar vasos que descascaram com o tempo.

Você vai precisar de:
  • Peça em cerâmica
  • Giz de cera colorido (ou pastel oleoso)
  • Pincel macio
  • Tinta nanquim preto
  • Palha de aço
  • Goma laca incolor
1-Não há necessidade de preparar a peça, apenas pinte com o giz de cera nas cores que quiser, no sentido que quiser. Pode fazer faixas, bolinhas, solte a imaginação!

2-Em seguida, cubra toda a peça com nanquim preto. Onde estiver pintado com giz de cera, o nanquim não adere, tingindo apenas os pontos que não tiverem a cera. Isso que dá o destaque na peça.

3-Depois que estiver seco, passe a palha de aço em toda a peça, para retirar o excesso de nanquim. Esse processo gera um pozinho fino. Faça sobre folhas de jornal, ou um recipiente, que facilite a limpeza no final.

4-Por último, cubra com 2 a 3 demãos de goma laca ou outro verniz incolor. E pronto!


 O vaso da foto foi já tinha um impermeabilizante quando foi comprado, mas com o tempo ficou bem descascado. Infelizmente não tenho a foto anterior para mostrar.
Como a cerâmica já tinha uma cobertura, o giz de cera não adere tanto e fica mais difícil de ver.
Para realçar, pintamos as áreas em baixo relevo com uma mistura de purpurina fina ouro com goma laca (tem que ser aquela purpurina que parece um pó!)
 Na hora de aplicar o verniz na peça toda, também adicionei um pouquinho de purpurina em uma das demãos, para ter um brilho a mais.

Em breve postarei outra peça para que se possa ver melhor o efeito do giz de cera.

Não requer prática nem habilidade :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário